Projeto de Styvenson Valentim inclui o estímulo à interiorização do turismo

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto (PL 1308/2019) de Styvenson Valentim (Pode-RN) que inclui o estímulo à interiorização do turismo, e a valorização do turismo religioso, como objetivos da Política Nacional do Turismo (Lei 11.771, de 2008).

Styvenson citou dados relativos a 2017, apontando que o turismo injetou US$ 163 bilhões na economia brasileira naquele ano, o equivalente a 7,9% do PIB, um acréscimo de 7% em relação ao percentual de 2016. O senador acrescentou que vários estados possuem forte potencial turístico em cidades do interior, mas que estariam fora do circuito tradicional explorado pelas empresas do ramo. Para ele, os investimentos públicos do setor ainda estão muito direcionados aos grandes centros, e é preciso pulverizar mais estes recursos.

— Deixar explícito na Política Nacional do Turismo o estímulo à interiorização e a valorização do turismo religioso é garantir que o governo federal dê mais atenção a pequenos polos dispostos em muitas cidades. O gestor público dispõe de diversos mecanismos visando a alocação de recursos — explicou.

Por fim, Styvenson lembrou que em muitas cidades o maior referencial turístico são os monumentos religiosos e festas relacionadas a diversos credos, como o Alto de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN); o Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE); a Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Aparecida, em Aparecida (SP), e os municípios de Uberaba a Sacramento, em Minas Gerais, para os seguidores da doutrina espírita, entre muitos outros exemplos.

Wllana Dantas

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com