Ligação clandestina de esgoto é crime ambiental e pode gerar multa de mais de R$ 2 mil

Com a conclusão do serviço de implantação de redes de esgoto em vários bairros de Natal, dentro da obra para dotar a capital potiguar de 100% de cobertura de esgotamento sanitário, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) renova o alerta: A ligação dos imóveis na rede só deve ser feita após autorização expressa da companhia. Nenhum usuário pode ligar seu imóvel na tubulação implantada sem que tenha sido orientado para isso.

O alerta da Caern não é novo. A companhia tem rotineiramente combatido essas ligações irregulares, que se constituem em crime, sujeito a multa e ainda a penalidades previstas na lei ambiental.

É importante lembrar que ter a tubulação instalada não significa necessariamente que já é possível ligar esgotos nessa tubulação. Como a obra não está concluída, a tubulação não tem como levar o esgoto ao destino final, que é a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Jogado em uma rede que não está concluída e em operação, o esgoto não terá destinação, vai se acumular na rede até transbordar na via, gerando mau cheiro, sujeira e risco de contaminação por doenças de veiculação hídrica.

Wllana Dantas

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com