No primeiro domingo do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), foram aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Alguns temas abordados foram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, racismo, ditadura militar e violência contra a mulher.

O tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. O exame segue no dia 11 de novembro, quando os estudantes farão provas de ciências da natureza e matemática.

Em declaração ao Panorama 95 a professora Rúbia do Colégio Diocesano Seridoense destacou as questões sociais foram mantidas e quem interpretou bem a questão conseguiu um bom desempenho na redação. Para Rúbia a redação deveria contar com uma contextualização falando da globalização, seguindo pela eleição nos Estados Unidos, algum ponto relevante como fake news ou outro tópico sobre manipulação, sem esquecer do marco civil regulatório da internet e uma boa finalização.

A professora lembra que os estudantes devem seguir fazendo revisões esta semana para poder realizar o exame no próximo domingo com calma, serenidade e atenção.