O Ramal Piancó deve atender uma população de 700 mil habitantes – Foto: Reprodução

A construção do Ramal Piancó a partir das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco foi garantida com a destinação de uma emenda de bancada pelo senador José Maranhão. O coordenador do Dnocs, Alberto Gomes, foi até Brasília para solicitar a emenda.

A construção do Ramal Piancó a partir das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco foi garantida com a destinação de uma emenda de bancada pelo senador José Maranhão. O coordenador do Dnocs, Alberto Gomes, foi até Brasília para solicitar a emenda. O projeto está em andamento e a obra terá início no ano de 2019. Serão construídos aproximadamente 20 km a partir de uma derivação da Transposição do Eixo Norte com uma estação elevatória para recalcar 3,5 km.

O restante ocorrerá por gravidade no sistema de adutoras escoando 4 m/s até o leito do Rio Piancó chegando no Açude Coremas e assim atendendo uma população de 700 mil habitantes. Este processo tem desde o princípio o esforço incansável do Senador José Maranhão e da bancada da Paraíba, agora tornando realidade com parceria do Ministério da Integração e o DNOCS que será o órgão executor.