Câmara de Vereadores de Caicó realizou na noite desta terça-feira (30) uma audiência pública que tratou os desafios e avanços da Campanha do Outubro Rosa no município. A audiência contou com representantes da Secretaria de Saúde, da Liga do Câncer, profissionais de Saúde, além dos vereadores Andinho Duarte (PRP), Alisson Jackson (PROS), Maria Cleide (PP), Ivonete Dantas (MDB), Rosângela Maria (PR) e Ana Edna (Avante).

A enfermeira Narjara Figueiredo explicou que a Secretaria de Saúde não mede esforços para propagar a campanha que ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença.

Doutor Ladson Barros disse que as características marcantes da Liga Contra o Câncer são o acolhimento e a atenção multidisciplinar. Para tanto,  existe um arraigado entendimento de que a atenção ao paciente deve ser total, por isso há todo um conjunto de ações para que o paciente se sinta bem recebido, além de receber o melhor tratamento médico possível. Psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas garantem uma atenção completa.

Sobre a possibilidade de aumento dos casos doutor Ladson disse que existe hoje uma perspectiva do aumento de casos que estão mais evidentes nas mulheres. É importante destacar que a Liga do Câncer é parceira de apoio ao tratamento aos pacientes que chegam via Secretaria de Saúde que são encaminhados para cada especialidade necessitada.

A vereadora Ana Edna, propositora da Audiência Pública avaliou o momento como de grande relevância, mas que é preciso focar no assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.