A captação de água através do Açude Itans foi interrompida pela Caern, e o abastecimento do município será feito através da Adutora Manoel Torres de Araújo, que traz água do rio Piranhas . A diretora regional da Caern Rosi Gurgel em entrevista ao Programa O Noticiário disse que a água hoje acumulada no Itans será preservada enquanto chega o período de chuva, quando ele recebe uma nova recarga de água.

Hoje o município está sendo abastecido através do sistema de rodízio onde o município foi dividido em três zonas, ficando três dias com água e seis sem quando deslocado para outra localidade. Sobre a possibilidade das chuvas não chegarem, Rosi disse que se o inverno não for satisfatório o abastecimento de Caicó, Timbaúba dos Batista, São Fernando e Jardim de Piranhas será feito pela adutora emergencial vindo da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Rosi alertou que o consumo de água está aumentando e a população deve ter atenção redobrada com relação a economia água. Ela explicou que um dos fatores para o aumento do consumo se deve a quantidade elevada da temperatura, fazendo com que as pessoas elevem o uso do líquido.