O grupo de pesquisa Produtos Naturais Bioativos do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Escola Estadual Professora Isabel Barbosa Vieira, no município de Touros, está desenvolvendo o projeto “Implantação de uma Horta Medicinal em uma Escola Pública do Município de Touros” selecionado no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr/RN,) com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN). Cinco alunos do ensino médio foram contemplados com bolsa mensal para a implantação da Horta Medicinal na Escola, que beneficiará toda comunidade.

O projeto é coordenado pela professora Silvana Maria Zucolotto Langassner e pelo professor Francker Castro, graduando do curso de Farmácia. Outro objetivo da iniciativa é que alunos de graduação, mestrandos e doutorandos do Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais Bioativos (PNBIO), juntamente com os coordenadores da proposta realizem ações na Escola, abertas à comunidade para falar sobre o uso seguro e racional de plantas medicinais e fitoterápicos, apresentar as plantas que estão sendo cultivadas na Horta, suas indicações e contraindicações e formas de uso.

Os alunos terão aulas teóricas e práticas (análises química e controle de qualidade das plantas cultivadas) no Laboratório de Farmacognosia do Curso de Farmácia da UFRN. O primeiro encontro será dia 13 de setembro. Além dos bolsistas, foram convidados mais 25 alunos da turma para esse primeiro encontro.