O projeto e-Guia e a bengala inteligente desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi destaque no programa Como Será da Rede Globo de Televisão, neste sábado (14).

O projeto e-Guia tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para guiar deficientes visuais no sistema de transporte urbano. O sistema permite que o deficiente visual possa de forma autônoma, por meio de um aparelho celular, identificar com antecedência (100 metros antes) quando o transporte coletivo que ele está́ aguardando se aproxima do ponto.

Já a bengala digital auxilia deficientes visuais a se locomoverem de forma segura, em vias públicas e ambientes fechados, sendo capaz de fazer o reconhecimento e identificação de objetos na linha de cintura e cabeça, bem como desníveis, além de identificar pessoas. O sistema também identifica e informa qualquer coisa que esteja se aproximando do usuário da bengala por meio de mensagens de voz, ou tátil, que informa a que distância  mesmo se encontra, e qual o objeto, ou a que velocidade se aproxima.

Além disso, informa ao usuário quando não há mais obstáculos à frente, no piso ou em qualquer altura do corpo do usuário. Não obstante, a bengala também é dotada de um sistema Geo Position System que possibilita que os familiares, ou cuidadores, obtenham a localização geográfica, ou rota, do deficiente visual e permite ao mesmo fazer denúncias sobre a ocorrência de obstáculos que são enviadas, armazenadas e visualizadas em um sistema remoto